sábado, 17 de novembro de 2012

AMARO MATIAS SILVA

brasileiro, pernambucano da Mata Meridional



Amaro Matias Silva – brasileiro, pernambucano da Mata Meridional, natural da Água Preta, nascido no dia 21 de fevereiro de 1922. Filho do Sr. João Macena Matias e de D. Colaça das Dores Matias.

Matias foi membro-fundador da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras, (ACACCIL).Foi filólogo e sociólogo, estadista e historiógrafo, advogado e jornalista, escritor e poeta (verbete constante no Dicionário Brasileiro de Poetas Contemporâneos), pesquisador social e cultor de Heráldica. Autor de 3 dezenas de brasões e bandeiras de escolas, colégios, faculdades e municípios, Instituto Histórico de Jaboatão dos Guararapes e organizações outras. Defensor do Tupi Guarani e educador de gerações.

Cidadania
Filho nato da Água Preta, recebeu o título de Cidadão Emérito aguapretano por serviços prestados, avaliado na Casa do Povo nas comemorações do Dia da Cidade (03-08-1997).

É filho honorário logo, Cidadão de Agrestina (1985), Palmares (1987), Quipapá (1984), Rio Formoso (1994), Tamandaré (1998) e Caruaru.

Mérito
Guarda medalhas, troféus e comendas conquistados, inclusive a mais alta comenda do Mérito Educacional Prof. Paulo Freire, do Conselho Estadual de Pernambuco e a mais alta comenda do Mérito Herói Cap. Pedro Ivo, no sesquicentenário da Revolução Praieira (1848-1849) e a medalha do Mérito Pedro D’albuquerque, herói do Rio Formoso.  

Amaro Matias Silva aos 15 anos

Trabalhos Publicados:
Correspondente do Jornal do Commercio no Rio Formoso e Quipapá (1950-57) sempre enviou a correspondência quinzenal; Sempre enviou artigos para o Diário de Pernambuco; Artigos para Vanguarda (Caruaru); Revistas e boletins de Clubes de Serviços; Trabalho de monta – a Monografia de Quipapá publicada na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros – Vol. XVIII do IBGE/59; Das Musas de Ontem e Hoje (cem poesias) a retratar a vida/1985; Dos Palmares – Extensão, lutas e fatos – história da Tróia Negra de Zumbi a elucidar fatos/1988; Meus Caminhos... memórias a contar sua vida, vitórias, o ciúme e o despeito e o seu monumento construído, dentro do Hei de Vencer!/1992; Fragmentos da História Norte taquaritinguense (publicação do Governo Municipal dali) 1993; História das Comarcas Pernambucanas, resultante de grande pesquisa – publicação do colendo Tribunal de Justiça de Pernambuco – Presidente Dr. Carlos Xavier Paes Barreto Sobrinho com aplausos de todas as camadas sociais sedentas de revolver as folhas amareladas da história. Com arcando da natureza e dos labirintos da vida. Congratulações às carradas chegam daqui e dali, do norte e do sul/1994; Foi componente da Antologia de Poetas dos Palmares; Aprendendo a Língua Pátria - para vida, concursos (vestibulares) – para reavivar o gosto pela boa linguagem./ 1997; Nordeste – Berço do Brasil – descoberto ou invadido em 1500? Estudos Nordestinos – raízes brasileiras – contra as retaliações da união e irmãs regionais – a verdade documentada (no prelo). 


Matias, a irmão Massena Matias e o Prof. Jefferson Morais, 
estimado amigo da família e tido como discípulo do Ilustre Prof. Amaro Matias. 

Matias e o amigo Nivaldo Belo em ocasião da Comenda do Mérito 
Herói Cap. Pedro Ivo pelo sesquicentenário da Revolução Praieira. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário