sábado, 20 de abril de 2013

Atentado em Boston chega ao fim

Segundo suspeito de atentado em Boston é capturado em Watertown
Cerco a Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, durou mais de uma hora

Ele foi levado para o Hospital Mount Auburn, em Cambridge, em condição crítica


BOSTON, EUA — O suspeito do atentado à Maratona de Boston foi capturado vivo após um cerco que durou mais de uma hora na cidade de Watertown, no subúrbio de Boston. Uma ambulância chegou ao local e testemunhas disseram que policiais foram aplaudidos após a captura. Pouco depois, a prisão foi anunciada pela Twitter oficial da Polícia de Boston. Ele foi levado para o Hospital Mount Auburn, em Cambridge, em condição crítica. Mais de cem policiais encurralaram Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, que estava escondido dentro de um barco estacionado no quintal de uma casa na Rua Franklin. Dois homens e uma mulher foram detidos para interrogatório em outra área da cidade.

Após a prisão, o presidente Barack Obama fez um pronunciamento e disse que ainda há muitas dúvidas sobre o atentado.
- Hoje nós pensamos certamente em Martin Richard, Kristle Campbell e Lingzi Lu. Essa noite nós pensamos em todos os feridos, que lutam para se recuperarem. Muitas questões permanecem dos ataques à Maratona de Boston, incluindo se os suspeitos receberam ajuda. Mas hoje fechamos um importante capítulo nesta tragédia - disse o presidente.
Mais cedo, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, e o chefe do Departamento de Polícia de Massachusetts, Timothy Alben, anunciaram a prisão em entrevista coletiva.
- Quero agradecer a todos agentes que trabalharam juntos nos últimos dois anos. Estamos exaustos, mas temos uma vitória - afirmou Alben.
A perseguição começou menos de uma hora depois de a polícia afirmar que Tsarnaev ainda não tinha sido capturado. Tiros foram ouvidos - entre 30 e 50, segundo moradores - e veículos blindados tomaram uma das ruas da pacata cidade. Ele foi visto entrando no local por um helicóptero da polícia, que tomou todos os cuidados na abordagem pois o suspeito estaria usando um colete com bombas. A Interpol emitiu nesta sexta-feira um alerta de segurança internacional, detalhando as características dos dispositivos explosivos improvisados usados nos ataques
O primeiro suspeito, identificado como Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, foi morto durante a perseguição policial, que teve início na noite de quinta-feira, paralisando os serviços de transporte de Boston e de várias cidades do entorno. De acordo com a rede CBS, ele havia sido chamado para depor pelo FBI há dois anos.
Minutos antes do cerco desta sexta-feira, o chefe do Departamento de Polícia de Massachusetts afirmou que Tsarnaev, de 19 anos, irmão do morto, ainda deveria estar na cidade. O toque de recolher foi suspenso e os transportes iriam voltar a circular.
Mais cedo, a pacata cidade de Watertown, de cerca de 30 mil habitantes, já havia virado cena de filme de perseguição. Uma equipe da Swat se uniu aos policiais e revistou casa por casa. Através de um alto-falante, ordenaram a retirada de todos que estivessem na residência onde estaria o suspeito. Jornalistas tiveram que se afastar e moradores deixaram suas casas até sem calçados.

Em Cambridge, especialistas em bombas foram à Norfolk Street, onde o suspeito foragido vivia. A área já estava altamente policiada e partes da rua e outras regiões da cidade foram isoladas. A dupla, de etnia chechena - a Chechênia é uma área de maioria muçulmana que busca a independência da Rússia -, estaria há oito ano nos Estados Unidos e em situação legal, segundo fontes ouvidas pela imprensa americana. O mais novo tinha sido naturalizado um ano antes e o segundo possuía um green card.

VEJA TAMBÉM:
GALERIA Cerco e prisão do suspeito de ataque à Maratona de Boston
Obama diz que ainda há dúvidas sobre o ataque em Boston
Acompanhe os acontecimentos em Boston em tempo real
Interpol emite alerta global de captura para suspeito de ataque de Boston
Suspeito teria usado o Twitter após atentado em Boston
Imagens mostram prisão de suspeito em Watertown
Suspeito morto pela polícia lutava boxe e estudava engenharia
Moradores registram ação policial em Watertown
Patrocinadora da Maratona de Boston, Adidas cria camiseta para ajudar as vítimas
Líder checheno culpa os Estados Unidos pelo atentado
Mecânico brasileiro diz que suspeito levou carro para ele consertar
O mapa da caçada aos suspeitos de Boston
GALERIA A caçada ao suspeito em Boston
EUA prepararam armadilha contra os meus filhos, diz pai dos suspeitos
VÍDEO Tio dos suspeitos fala sobre reação da família
okhar Tsarnaev, de 19 anos, é levado a hospital em ambulância após ser capturadoRobert Ray / AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário