quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Ator que ficou preso por engano critica condições penitenciárias: 'Tem muitos (injustiçados) lá dentro'.

Ator preso por engano no Rio critica condições penitenciárias

Vinícius Romão disse que há muitos injustiçados dentro de presídio e questionou possibilidade de recuperação dos detidos

Fábio Motta/Estadão

RIO - O ator Vinícius Romão, preso por engano e solto nesta quarta-feira, 26, contou que ao ser detido, na noite de 10 de fevereiro, na 25ª DP (Engenho Novo), pediu para fazer ligações telefônicas para seu pai e uma ex-namorada, mas não foi autorizado. "Só pude avisar meu pai no dia seguinte". Ele disse ter se integrado com os 15 detentos com quem dividiu a cela no presídio Patrícia Acioli, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, mas criticou as condições da penitenciária e afirmou que há outras pessoas presas injustamente. "Dormia no chão, sobre um papelão. E tem muitos Vinícius lá dentro, muitas pessoas que cometeram crimes banais e estão sem banho de sol, sem contato com a família".

Veja também:
Ator preso por engano é solto no Rio
Ator solto após engano diz que perdoa mulher que o acusou
Vinícius ainda não decidiu se vai pedir à Justiça indenização pelos dias que passou na prisão. "Vou conversar com meu advogado." Formado em Psicologia e interessado em artes cênicas (participou, como figurante, da novela "Lado a Lado", da TV Globo, e já participou de peças teatrais), Vinícius trabalha como vendedor em uma unidade da loja de roupas Toulon no Norte Shopping, no Cachambi (zona norte), e mora sozinho no Méier, a duas quadras do apartamento de seu pai, o tenente-coronel da reserva do Exército Jair Romão de Souza. A mãe de Vinícius morreu em 2008.

Na noite de 10 de fevereiro, Vinícius estava voltando para casa quando foi abordado pelo policial civil Waldemiro Antunes de Freitas Junior, da 11ª DP (Rocinha), que lhe apontou uma arma. A copeira Dalva Moreira da Costa havia tido a bolsa roubada e pediu ajuda ao policial, que passava ocasionalmente pelo local.

Após descrever o ladrão como negro com cabelo estilo black power e camiseta preta, os dois avistaram Vinícius, que tinha essas características, e o policial o deteve. A conduta do agente está sendo investigada pela Corregedoria da Polícia Civil. "Eu falei: vocês estão pegando o cara errado' e a mulher entendeu que eu havia entregue a bolsa a um comparsa. Em depoimento na 25ª DP, Dalva afirmou ter reconhecido Vinícius, preso em flagrante.

"Na hora não pude falar com ninguém. Passei a primeira noite na delegacia, e no dia seguinte fui levado ao presídio", contou. "Perguntaram de que facção (criminosa) eu era e respondi 'neutro'. Me puseram numa cela onde a maioria era traficante ou acusado pela (lei) Maria da Penha (que pune agressões a mulheres)", contou. "Senti medo, não do pessoal da minha cela, com quem convivi muito bem, mas de haver confronto entre grupos e eu acabar envolvido."

Amigos denunciaram o caso pela internet, gerando repercussão. A copeira voltou à delegacia e admitiu que pode ter confundido o autor do crime. O advogado Rubens de Abreu pediu liberdade provisória a Vinícius, alegando que ele tem emprego e residência fixa, e o pedido foi atendido pela Justiça anteontem. Um oficial de justiça levou o alvará de soltura ao presídio e às 13h42 Vinícius foi libertado.

"A lição que fica é que a gente deve aproveitar cada minuto da vida, porque nunca sabe quando vai mudar. Tenho que agradecer aos meus amigos e à imprensa. Não fosse essa mobilização, eu ficaria lá". Vinícius lamentou ter tido o cabelo raspado, como é de praxe ao entrar no presídio. "Era minha maior característica". Ele também questionou a possibilidade de um criminoso se recuperar na prisão. "A ideia é a pessoa sair melhor do que entrou (na cadeia), mas faltam recursos. Não tinha nem uma caneta nem atividades que ocupem os presos".

Perdão. Ao ser libertado do presídio onde permaneceu durante 16 dias por ter sido apontado como autor de um roubo, o psicólogo Vinícius Romão, de 26 anos, que mora no Méier (zona norte do Rio) afirmou que perdoa a autora da acusação que o levou à cadeia "Eu não guardo rancor. Ela estava nervosa e infelizmente me confundiu." Questionado sobre o que pretende dizer à mulher quando se encontrarem, ele foi enfático: "Ela é que tem de dizer algo a mim", mas completou: "Eu vou dizer que a desculpo".

VEJA COMENTÁRIO NA REDE
Compartilhada publicamente  -  27-02-2014 às 10:35 

14 comentários
Renato Silveira
10:38
 
 
Infelizmente, só pobres, pretos e prostitutas vão pra cade nesse país.
Marinaldo Abdon
10:38
 
 
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, só tem inocente. Ele mesmo, p fato de a mulher ter voltado atrás, não significa que ele não tenha sido o assaltante, pois muitos se travestem de atores para roubar e depois aparecem como vítima. Essa mídia imunda se limita a dizer que o rapaz não tinha passagem pela polícia, kkkkkkkkk, como se isso fosse condição necessária para que pratica roubos e latrocínios. Não estou dizendo que ele praticou, mas há de se pensar muito.
 
Quem sabe se as Organizações Globo denunciar as péssimas condições a coisa não muda!
Marinaldo Abdon
10:42
+
3
4
3
 
 
As condições são péssimas porque temos governos porcos, bandidos, mas não há que se ter pena de quem tira vidas com a facilidade de quem vai à feira comprar frutas.
Solange Passos
10:50
 
 
Agora tem minha admiração.Um cidadão consciente que não pensa só em si.
Tuta Gonzaga
10:53
 
 
E verdade muitos mentem dizendo que são inocentes mais e inegável que a justiça falha e falha muito. 
Assis Brito
10:55
+
1
2
1
 
 
Você tem a minha admiração e todos Brasileiros. Deus lhe abençoe.
PEDRO J SILVA
10:58
 
 
E amigo tem muitas justiça nesse pais  
 
As condições são péssimas, as injustiças acontecem e A JUSTIÇA porquê??!
Quem estão nos governos? Quem se vende e se corrompe? Quem dá um jeitinho em fila, em troco de dinheiro dado errado? Quem não liga pra política? Quem são os juízes dos tribunais? Quem são os políticos eleitos?
Quem é que os elegem? Quem encontra brecha em processos? Quem os faz? Quem mata por nada? Quem tem filhos a rodo e nem assume nada e nem dá educação?

Os norte-americanos? E.Ts.? O diabo? Deus? O mal? Os estrangeiros? Portugal que nos "descobriu"?
Não!!!! São os brasileiros e brasileiras!!

Somos nós que fazemos, não fazemos e mantemos essa merda de país que não tá nem aí com nada!!

Bando de hipócritas todos! Todos nós!
Pablo Ponciano
11:01
 
 
Enquanto a Justiça permitir todo tipo de manobra protelatória, os julgamentos demorarão cada vez mais para ocorrerem e as cadeias ficarão cada vez mais cheias. A situação é tão feia que a velocidade de processos que entram é muito superior a velocidade de processos concluídos, ou seja além de tudo não há possibilidade de melhora.
Cesar Baracat
11:05
 
 
Ele agora tá tranquilo, vai entrar com uma ação indenizatória, vai morder um grana boa do estado e o advogado vai morder 30% da grana dele e tudo volta como era antes.
Antonio Souza
11:10
 
 
Tem um caso parecido, mas o cara não é ator. Já tem 10 anos que está tentando receber uma indenização e nada.
Egno Queiroz
11:16
 
 
Como a Lei no País em que vivo é cruel e cheia de brechas onde alguns são beneficiados e outros injustiçados. Acredito que isso só piora a cada dia, pois sempre há alguém se beneficiando de alguma forma, então o que resta é tentar viver com dignidade, mesmo que as consequências digam "Não"!
Zaite Gomes
11:17
 
 
Tem que ser preso são estas pessoas que estão ai para fazer justiça e faz coisas erradas e fica por isso mesmo, deveria que ter uma punição para profissionais que comete incoerência, que desculpas em um caso desses não existe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário