sábado, agosto 09, 2014

Empresa cria tecnologia que carrega baterias pelo ar

tecnologia

Energia é convertida em ultrassom e aparelhos podem receber cargas à distância

    FONTE: 
    Tecnologia pode acabar com os carregadores com fio - Wikimedia

LOS ANGELES – A tecnologia desenvolvida pela pequena start-up uBeam pode revolucionar a forma como smartphones, tablets e outros aparelhos eletrônicos são recarregados. Esta semana, a empresa apresentou seu primeiro protótipo funcional do carregador de baterias que usa o ultrassom para a transferência de energia. Quando o produto chegar ao mercado, será possível aposentar os fios e recarregar os gadgets pelo ar.

- Esse é o único sistema de energia que permite que você esteja com o telefone, se movendo em uma sala livremente, enquanto o aparelho é recarregado – disse Meredith Perry, criadora da tecnologia, ao “New York Times”. - Permite uma experiência como a do Wi-Fi.

O uBeam converte a energia em som e a envia pelo ar via ultrassom. Ela é recebida por um receptor, instalado no tablet ou celular, que capta as ondas sonoras e a converte novamente em energia elétrica.

As estações de carregamento serão finas, com no máximo 5 milímetros de espessura, podendo fazer parte da decoração de ambientes. Os receptores também serão discretos. Além disso, caso a tecnologia se popularize, as baterias poderão ser menores, já que o aparelho estará recebendo cargas constantes.

- Se o carregamento sem fio estiver em todos os lugares, o tamanho da bateria pode diminuir – explica Maredith. - Você nunca mais verá um cabo, e não precisará de adaptadores internacionais.

No mercado já existem soluções de carregamento sem fio, mas os aparelhos devem ficar em contato com o carregador para a transferência da energia.