POLÍTICA
Wikipedia - A maior
enciclopédia digital diz que a caixa-preta é um instrumento de uso obrigatório
e universal, e as autoridades aeronáuticas são unânimes quanto a sua utilidade
e valor. Como resultado dos protestos dos pilotos e seus respectivos sindicatos
em época imediatamente anterior à sua introdução, todos os equipamentos de
gravação de voz ou CVR possuem um botão "Erase" (apagar), que
permite, somente após um pouso normal, apagar todo o conteúdo gravado pelo
equipamento, impedindo assim um uso inapropriado ou anti-sigiloso de suas
gravações. “http://pt.wikipedia.org/wiki/Caixa_negra_Sistemas nos aviões”,
New York Times -
Quando assassinos em massa assumiram os cockpits de quatro aviões
norte-americanos em 11 de setembro de 2001, uma das primeiras coisas que eles
fizeram foi desligar os transponders [equipamento de localização da aeronave]
para que os aviões não fossem detectados corretamente pelos radares civis. “http://noticias.uol.com.br/internacional/
ultimas-noticias/the-new-york-times/2014/03/19/porque-sequestradores-de-aviao-ainda-podem-desligar-o-transponder.htm
G1 - A Força
Aérea Brasileira (FAB), responsável pela investigação do acidente aéreo que
causou a morte do presidenciável do PSB, Eduardo
Campos, informou nesta sexta-feira (15) que já foram extraídas e
analisadas por quatro técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de
Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) as duas horas de áudio da caixa-preta do jato
que conduzia o ex-governador pernambucano para o litoral paulista. Segundo a
FAB, a gravação da caixa-preta do avião com prefixo PR-AFA não é do voo de
Campos. “ G1 - http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/morte-de-eduardo-campos/noticia/2014/08/fab-diz-que-gravacao-da-caixa-preta-de-jato-nao-era-do-voo-de-campos.html”.
Marco Zero - Após
as investigações iniciarem, algumas evidências já foram encontradas e estão
sendo enviados para uma perícia superior. Quatro agentes da Abin foram presos
por suspeita de bisbilhotar a vida do governador, todos estavam disfarçados de
portuários. Nos últimos meses, a presidente Dilma Rousseff reacomodou
no ministério partidários que havia demitido após denúncias de corrupção.
Forçou governadores do PSB a minar planos do governador Eduardo Campos. Dilma
como sucessora do ex-presidente Lula, está tentando montar a maior coligação
eleitoral da história, para que os rivais não tenham com quem se aliar
futuramente. Tudo é feito com as caras completamente abertas, assim como a
volta dos “faxinados” PR e PDT à Esplanada, não sendo só isso, também há uma
face clandestina no superior governista, que tem direito a espionagem por
agentes de estado. Eduardo Campos foi um dos alvos dessa ação, devido ser
considerado uma ameaça ao PT e à reeleição de Dilma. “http://marcozerope.com.br/indicios-de-que-eduardo-campos-foi-assassinado-e-aviao-sabotado/
“
O que a caixa-preta irá
revelar sobre a queda
do jato de Eduardo Campos?
Zero Hora
Em posse do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)
desde a meia-noite desta quarta-feira, o gravador de voz do jato Cessna 560XL onde estava o candidato à Presidência
Eduardo Campos irá revelar o diálogo na cabine de bordo nos minutos que
antecederam a queda. “ http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/o-que-a-caixa-preta-ira-revelar-sobre-a-queda-do-jato-de-campos-4575276.html”
Dados técnicos da Aeronave:
Equipamentos de última geração - A aeronave era um Cessna
Citation 560XL, prefixo PR-AFA, o mesmo utilizado pela cantora baiana Ivete
Sangalo, e considerado um dos jatos particulares mais populares do mundo.
A aeronave tem capacidade para 12 passageiros e
velocidade máxima de 815 km/h. Pesa 9.163 kg, e pode viajar por 3.441 km. O
jato custa cerca de US$ 9 milhões.
A caixa preta do Cessna Citation 560XL fica localizada na cauda do veículo. A
gravação de voz varia dos últimos 30 minutos a 2 horas de conversação.
O veículo tem porte médio e é produzido pela americana
Cessna Aircraft Company, em Kansas. De acordo com a Anac, o veículo estava no
nome da AF Andrade Empreendimentos e Participações Ltda., sediada em Ribeirão
Preto, e tinha certificado de aeronavegabilidade com validade até fevereiro de
2017, e a inspeção anual de manutenção venceria somente em fevereiro de 2015.
Performance igual a de um Boeing - Fabricada em Wichita,
no Kansas (EUA), aeronave bimotor de porte médio atingia até 800 km/h em
velocidade de cruzeiro e comportava até nove passageiros; interior luxuoso é
diferencial.
Aeronave Cessna 560 XL: produzida em Wichita, no Kansas
(EUA), aeronave é considerada segura e custa aproximadamente 10 milhões de dólares (13.08).
O jato executivo bimotor Cessna 560 XL, que transportava
o candidato a presidente Eduardo Campos (PSB-PE) do aeroporto Santos Dumont, no
Rio de Janeiro, até o aeroporto de Guarujá, em São Paulo, pertencia a Cessna
Finance Export Corporation e era operada pela empresa AF Andrade
Empreendimentos e Participações LTDA, com sede em Ribeirão Preto, em São Paulo.
O avião já havia sido utilizado pela comitiva do PSB para um fretamento
anterior.
O modelo custa cerca de US$ 10 milhões. Fabricada em
Wichita, no Kansas (EUA), a aeronave foi lançada em 1996 e possui alcance de
cerca de 4 mil quilômetros, velocidade de cruzeiro de até 800 km/h e comporta,
entre carga e passageiros, aproximadamente 3 toneladas.
“Sua performance é a mesma de um jato de grande porte,
como um Boeing ou um Airbus. Ele atinge a mesma velocidade”, explica o
comandante Paulo Villas, professor de Ciências da Aeronáutica da PUC-RS.
Para decolar, o modelo requer minimamente 3 mil pés ou
1.200 metros de pista – o que é considerado pequeno por especialistas. Sua
envergadura é de 17 metros, e seu comprimento total é de 16 metros. Entre os
equipamentos de segurança, o jato executivo contava com um TCAS, um sistema
anticolisão de tráfego
http://www.tribunadabahia.com.br/2014/08/14/especialista-traca-hipoteses-para-acidente-que-matou-eduardo-campos-2
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