quarta-feira, 9 de maio de 2012


Hoje é dia de 
comer, dormir e vadiar, sem trabalhar... 
pernas pro ar que ninguém é de ferro, né?
Ascenso Ferreira
 Perfil Biográfico
Ascenso (Carneiro Gonçalves) Ferreira nasceu em Palmares (PE) no dia 9 de maio de 1895. Muito jovem ainda, publicou dezenas de sonetos, baladas e canções no jornal A Notícia, de Palmares, que correspondem à fase parnasiana da sua poesia. Transferiu-se para o Recife (1920), onde se empregou como escriturário do Tesouro do Estado. Nesta cidade, fez amizade com escritores de todas as tendências e se aproximou principalmente dos modernistas, colaborando na Revista do Norte, Mauricéia, Revista de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diário de Pernambuco. Tempo de convívio com Joaquim Cardozo, Benedito Monteiro, Luís Jardim, Osório Borba, Souza Barros, Joaquim Inojosa, Anibal Fernandes, Câmara Cascudo e outros.

Integrado ao movimento do modernismo brasileiro, publicou o seu primeiro livro de poesia em 1927. Doze anos depois publicou o segundo livro, com êxito marcado por repetidos recitais. Como ocorreu com a publicação do seu livro de estréia, fez várias viagens ao Sul com o seu segundo livro, divulgando sua poesia e aumentando o número de amigos e admiradores. Publicou livros de poesia e ensaios folclóricos. Ascenso Ferreira morreu no Recife, em 1965, quatro dias antes de completar 70 anos.

Bibliografia

  • CATIMBÓ (poesia) - Edição do autor, Recife, 1927.
  • CATIMBÓ (poesia) - “Revista do Norte”, 2a Edição, Recife, PE, 1928.
  • CANA CAIANA (poesia) - Edição do autor, Recife, 1939.
  • POEMAS (Catimbó Cana Caiana Xenhenhém) - Edição de luxo, Rio, RJ, 1951.
  • POEMAS (Catimbó Cana Caiana Xenhenhém ) - Edição popular, Recife, PE, 1953.
  • CATIMBÓ E OUTROS POEMAS - Editora José Olympio, Rio, RJ, 1963.

Publicações Póstumas

  • POEMAS DE ASCENSO FERREIRA(Catimbó Cana Caiana Xenhenhém) - Coordenação de Juareiz Correya, Nordestal Editora, Recife, PE / Edição em 1981 e em 1995.
  • EU VOLTAREI AO SOL DA PRIMAVERA (sonetos) - Organização de Jessiva Sabino de Oliveira - Fundação Casa da Cultura Hermilo Borba Filho / Secretaria de Educação de Pernambuco, Palmares/Recife, PE, 1985.
  • ENSAIOS FOLCLÓRICOS - O Maracatu, Presépios e Pastoris, O Bumba-meu-boi - Organização de Roberto Benjamin (Departamento de Cultura / Secretaria de Educação de Pernambuco, Recife, PE) 1986.
  • CATIMBÓ (Edição comemorativa: 60 anos) - FUNDARPE / CEPE / Governo de Pernambuco, Recife, PE, 1988.
  • OUTROS POEMAS & INÉDITOS (poesia & prosa) - Organização de Juareiz Correya - Panamérica Nordestal Editora, Recife, PE, 2006.
  • CATIMBÓ, CANA CAIANA, XENHENHÉM - Introdução, organização e fixação de texto de Valéria Torres da Costa e Silva - WMF Martins Fontes, São Paulo, SP, 2008.

Internet

Informações / GOOGLE: 73.500 REGISTROS

Opiniões sobre o autor

“...quem não ouviu Ascenso dizer, cantar, declamar, rezar, cuspir, dançar, arrotar os seus poemas, não pode fazer idéia das virtualidades verbais neles contidas, do movimento lírico que lhes imprime o autor.” 
(MANUEL BANDEIRA) 

“Quem não ouviu falar, nas rodas intelectuais do Brasil, de Ascenso Ferreira, rei dos mestres, que aprendeu sem se ensinar ? É a própria voz do Nordeste, tão autêntica, tão pura, que certos poemas seus já se tornaram anônimos, já viraram folclore.” 
(SÉRGIO MILLIET) 

“O ritmo novo que Ascenso Ferreira veio cantar para nós, era, além de novo, emocionante. Por causa da bonita força lírica do poeta e o cheiro profundo de terra e de povo que o poema trazia.” 
(MÁRIO DE ANDRADE) 

“Ascenso, primeiro que outro no Brasil, incluiu no recitativo um trecho musical popular, um refrão, um trecho de embolada, como impressão sonora de cor e ambientação local.” 
(LUÍS DA CÂMARA CASCUDO) 

“Aliando a intuição à ciência, ele realizou algo muito difícil, a poesia popular. Pois note-se que o povo não faz poesia popular ou faz uma cópia má da poesia dos burgueses...” 
(ROGER BASTIDE) 

“... as coleções de A NOTÍCIA, excelente e valiosíssima fonte de informação, retrato vivo da terra dos Palmares, de sua vida, de seu povo. E foi folheando esse jornal que descobri o Ascenso Ferreira parnasiano, adolescente ainda, dando seus primeiros passos na vida literária.” 
(JESSIVA SABINO DE OLIVEIRA) 

“Grande poeta do povo, cantador das alegrias e das tragédias sociais da zona do açúcar...” 
(PAULO CAVALCANTI) 

“Ascenso Ferreira é, afinal, o mais expressivo nome do movimento modernista no Nordeste. Nem o esquecimento, nem a fama injusta de folclórico, embaçam o brilho dos seus versos.” 
(JOSÉ CASTELO)


Texto extraído da 
www.panamerica.net.br 
Panamérica Nordestal Editora e Produções Culturais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário