quinta-feira, 26 de abril de 2012

Barragem de Serro Azul, você tem alguma dúvida?

Onde a barragem será localizada?

A barragem de Serro Azul será construída no município de Palmares. O lago que ela vai formar vai abranger áreas localizadas nos municípios de Catende, Palmares e Bonito.

Quanto o governo vai investir na construção da barragem?

As obras têm orçamento previsto de R$ 302 milhões. Também haverá os custos com as desapropriações que estão sendo negociadas.

Quando começa a construção da barragem?

Isso vai depender do anda-mento do processo de lici-tação, mas a previsão é que as obras comecem entre o final de 2011 e início de 2012. A conclusão da obra está prevista para maio de 2013.

Como vou saber se já preciso sair da minha casa para a construção da barragem de Serro Azul?

Todos serão avisados com antecedência. Técnicos do Itep (Instituto de Tecnologia de Pernambuco) e do Iterpe (Instituto de Terras e Refor-ma Agrária) estão organi-zando reuniões na região que vai ser utilizada para a construção da barragem. A grande maioria das famílias poderá permanecer em suas casas e cultivar suas terras durante todo o ano de 2012.

O que os técnicos vão fazer nas casas visitadas?

Eles vão conversar com os proprietários e fazer um levantamento do que eles têm (casa, benfeitorias, planta-ções) para que seja feito um inventário de tudo. Depois que tivermos o inventário de todas as propriedades e benfeitorias, vamos nos reunir com os proprietários para decidirmos junto com eles a melhor forma de indenização ou realocação.

Como o governo vai compensar meu prejuízo com a perda de minha propriedade, casas e plantações?

Vamos negociar com todos os proprietários de terras a se-rem afetadas pela construção da barragem. Vamos adotar uma solução negocia-da para que todo mundo seja recom-pensado de modo justo. Nin-guém vai ter prejuízo.

Que benefícios a barragem vai trazer para Pernambuco?

O maior benefício é, sem dúvida, acabar com o sofri-mento da população de Pal-mares, Água Preta, Barreiros e outras cidades da região, que vinham sendo prejudi-cadas ano a ano com perdas financeiras, perda de fami-liares e todo sofrimento cau-sado pelas enchentes.
    A barragem terá múltiplo uso e também poderá ser usada para reforçar o abas-tecimento de água. Ela terá o quinto maior reservatório do Estado, com capacidade de acumu-lação de 303 milhões de metros cúbicos (m³).

Como vou saber quando terei que deixar minha casa ou minha propriedade?

Até o início de 2013, quem mora na região que vai ser inundada não precisa deixar sua casa, pois o enchimento da barragem só ocorrerá em maio/2013. Antes disso, só precisarão ser retiradas as famílias que moram no local onde vão ocorrer as obras de construção do paredão. Mas, todo mundo será avisado com antecedência e vamos fazer a indenização de todas as pro-priedades e benfeitorias que a pessoa tem.

O Casarão do Engenho Verde em Bonito será mesmo destruído para a construção da barra-gem?

Foram realizados diversos estudos na tentativa de minimizar os impactos que as obras causarão, contudo a área do Casarão, infelizmen-te, terá que ser desapropriada para a implantação do reser-vatório. Isso se deve às condi-ções naturais, principalmente ao tipo de relevo que preci-samos ter para implantar a barragem, mas estamos em contato com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artís-tico Nacional – Iphan para a adoção de medidas que com-pensem os impactos que a demolição causará.

A construção da barragem afetará a mata e os animais de Bonito?

Foi realizado o estudo do impacto ambiental que re-sultou na identificação de medidas compensatórias e programas de controle ambi-ental para minimizar os pre-juízos ao meio ambiente. O estudo foi apresentado em audiência pública para toda a população interessada.

As cachoeiras de Bonito serão atingidas pela barragem?

Não. A barragem será loca-lizada na parte baixa do rio Una, de forma que não afetará, de nenhuma maneira, as famosas cachoeiras de Bonito. A única cachoeira que poderá ser afetada de alguma forma é a Véu da Noiva II e isso apenas por alguns dias quando houver enchentes no rio Una.

Como a cachoeira Véu da Noiva II poderá ser afetada?

Ela só será afetada quando a barragem estiver muito cheia. Mas, isso não quer dizer que ela vai acabar, pois é só o nível da água da barragem baixar que a cachoeira voltará a aparecer da mesma forma. A construção da barragem Serro Azul tem até mesmo um ponto positivo que pode melhorar ainda mais o turismo em Bonito, pois com o lago que se formará com a barragem, durante todo o ano poderão ser desenvolvidas atividades náuticas no reservatório, como passeios de barco.

A construção da Barragem de Serro Azul vai inundar a PE-103 que liga o distrito de Serro Azul (em Palmares) a Bonito?

Apenas um trecho de 12 quilômetros deve ser inundado. Esse trecho vai ter que ser reconstruído com outro traçado para que o acesso a essas localidades seja garantido. É uma alteração necessária devido ao tamanho do lago da barra-gem.  O governo do estado orientou o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o próprio departamento fará o desvio da estrada entre-gando uma estrada nova. Esse processo já esta em estudo e andamento, visando não causar maiores trans-tornos às comunidades.

A construção da Barragem Serro Azul vai inundar áreas onde a ferrovia Transnor-destina deveria passar?

Sim. O tamanho que essa barragem precisa ter para garantir a proteção da popu-lação da Mata Sul torna ne-cessário que uma grande área seja inundada. Assim, o traçado da ferrovia Transnor-destina terá que ser alterado. Como a obra ainda não tinha chegado nessa região, o governo do estado já está em entendimento com os execu-tores da obra da Transnor-destina para fazer as mudan-ças necessárias para conciliar os dois projetos e ambos poderem trazer benefícios para essa região.

Com as mudanças na PE-103 e na Transnordestina existe mais investimento de dinheiro público do que estava previsto. Isso é realmente necessário?

Não havia como prever inicialmente o tamanho que a barragem teria que ter. Isso só foi possível com uma ava-liação técnica das áreas disponíveis. A construção da barragem é uma ação prio-ritária para o governo de Per-nambuco porque as enchen-tes estão trazendo muito prejuízo e sofrimento aos moradores da Mata Sul. As adaptações vão ser necessá-rias e o que vai se gastar a mais é justificado pela neces-sidade e importância social e econômica da Barragem de Serro Azul.

Como posso tirar outras dúvidas sobre a barragem de Serro Azul?

O governo vai implantar um escritório no Engenho Verde, em Palmares, destinado a prestar informações à popu-lação e também cuidar das negociações e indenizações com os proprietários que tiverem que ser afetados pela construção da barragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário