quinta-feira, 26 de abril de 2012

Metro Shacman do Brasil
pode ser instalada em Pernambuco
Pernambuco está na dis-puta por uma fábrica de cami-nhões. O governo do Estado e a empresa Metro Shacman do Brasil estão negociando os detalhes da possível implan-tação da unidade fabril. "Há uma probabilidade grande da planta industrial ficar em Pernambuco", disse ontem o diretor executivo da Metro Shacman do Brasil, Rodrigo Teixeira, que estava no Porto do Recife acompanhando o desembarque de uma primei-ra importação dos caminhões da companhia chinesa Shacman que chegaram à estatal (leia matéria vincula-da). O investimento na fá-brica é superior a R$ 1 bilhão. A expectativa é que o proto-colo de intenção para a im-plantação do empreendi-mento seja assinado na viagem que o governador Eduardo Campos (PSB) vai fazer, no final deste mês, à China.
    Teixeira não revelou o nome das cidades que estão sendo cotadas para receber o empreendimento. "O gover-no do Estado nos deu algu-mas opções entre o litoral, a Zona da Mata e o Agreste", afirmou.
    Ele acrescentou também que os detalhes sobre o em-preendimento vão estar defi-nidos num prazo de 60 dias. "Estamos esperando as novas regras do setor auto motivo que deverão ser anunciadas pelo governo federal", con-tou. A expectativa é que a no-va lei estabeleça um tipo de benefício especial para as empresas automotivas que se instalarem em regiões menos desenvolvidas, como o Nor-deste e o Centro Oeste. "A ideia de produzir caminhões no Brasil é para atender a todo o mercado da América Latina e também o lado leste da África", comentou Teixei-ra O Brasil é o 4° maior mer-cado de caminhões do mundo com um consumo anual de cerca de 190 mil unidades. Embora a China já tenha anunciado que vai desacele-rar um pouco a sua economia este ano, Teixeira acredita que não haverá impacto na futura implantação da fábri-ca. "Isso vai fortalecer o nos-so projeto, porque essa desa-celeração vai fazer com que algumas empresas chinesas tenham que aumentar a sua internacionalização para chegar a novos mercados", comentou. Desde março últi-mo, a previsão de crescimen-to da economia chinesa passou a ser de 7,5% para 2012. Antes disso, a expecta-tiva era 8%. TECNOLOGIA Segundo Teixeira, os cami-nhões da empresa que estão chegando ao País têm tecnologia brasileira e foram modificados para atender todas as normas de segurança em vigor no Brasil. Os caminhões da marca que estão chegando ao País têm o Euro 5, um sistema que polui menos ao queimar o diesel, de acordo com o diretor técnico da Metro Shacman do Brasil, João Comelli. Ainda na chegada dos caminhões, está sendo estudada a possibilidade de implantação de uma fábrica de ônibus da empresa no Brasil, que não tem ainda o local definido. Mais na web Veja vídeo do desembarque no www.jconline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário