quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Especialistas ajudam pais a lidar com os maiores desafios do câncer infantil


SAÚDE

Especialistas ajudam pais a lidar com os maiores desafios do câncer infantil



No Brasil, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer. Apesar de a doença ser muito temida e relacionada à morte, dados do INCA estimam quem em torno de 70% das crianças com câncer podem ser curadas, desde que diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Passar pela difícil fase do tratamento, contudo, é algo que exige muito esforço e dedicação, tanto da família quanto da criança. Psicólogos e psiquiatras explicam como lidar com os principais desafios desse período com as orientações que você confere a seguir. 

Como contar e explicar o câncer?

"A severidade de um câncer e as sequelas decorrentes ao tratamento marcam a história da criança de maneira única", conta a psicóloga Lauanda Afonso, do Centro Oncológico do Triângulo (COT), em Uberlândia (MG). Mais cedo ou mais tarde, portanto, ela precisará saber o que está acontecendo, mas o momento ideal e a forma de abordagem dependem da idade e da personalidade de cada criança. A decisão de como e quando contar deve ser resolvida em conjunto: médico, família e psicólogo. 



A psiquiatra Maira Teresa Lourenço, diretora do Núcleo de Psico-oncologia do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo, também aconselha não deixar de responder sempre as perguntas que a criança fizer, pois o silêncio traz mais insegurança. "A forma de contar pode ser diferente, mas é preciso sempre conversar e dizer a verdade, de modo que ela se sinta mais tranquila", diz a psicóloga. Ela precisa compreender o que está vivendo e a importância de seu tratamento, até para que ela colabore mais com esse período. 


Em Caruaru, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) é uma entidade sem fins lucrativos, que surgiu a partir de uma ideia do médico Luiz Henrique Soares. O objetivo da organização é proporcionar tratamento, amenizar o sofrimento de crianças com câncer, oferecer apoio e atendimento gratuito e multidisciplinar para pacientes e familiares.

Em 19 de setembro de 2003 Dr. Luiz Henrique Soares reuniu um grupo de quarenta pessoas, entre médicos, comerciantes, profissionais liberais, empresários, para fundar, em Caruaru (PE), o Instituto do Câncer Infantil do Agreste, o ICIA.

As primeiras iniciativas para arrecadação de recursos e disseminação de informações sobre o câncer infantojuvenil surgiram com campanhas como a Caminhada pela Vida, que é realizada desde 2004 e a Caravana Diagnóstico Precoce, que atinge a todo interior do estado de Pernambuco.
  
Visite o website do ICIA em http://www.icia.org.br, e conheça mais sobre o trabalho que a organização desenvolve com vistas a melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes carentes, portadores de câncer, em Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário