sábado, 12 de janeiro de 2013


Sisu bate recorde com quase 1,95
milhão de inscritos
O prazo para inscrições encerrou na sexta-feira (11).

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) registrou 1.949.958 inscritos em 2013 (3.801.894 inscrições, já que cada pessoa pode se candidatar a dois cursos). O crescimento de 11% em relação ao ano passado significa um recorde das edições. Na mesma época, em 2012, o sistema registrou 1.757.399 inscritos. Com a possibilidade de o candidato fazer duas opções, o número total chegou a 3.411.111.

Vestibular ou Enem: veja como será a seleção nas universidades

Os candidatos tiveram cinco dias para realizar a inscrição, o período que começou na segunda-feira, 7 de janeiro, se encerrou na sexta-feira, 11 de janeiro.A primeira chamada de selecionados está prevista para segunda-feira, 14.

Os convocados devem providenciar a matrícula entre os dias 18 e 22 próximos. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrículas de 1º a 5 de fevereiro. Na primeira edição deste ano do Sisu, a oferta chega a 129.319 vagas em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do sistema neste primeiro semestre.

Concorrem às vagas aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. Segundo o MEC, o balanço detalhado, com todos os números referentes à primeira edição deste ano do Sisu, será divulgado na segunda-feira.

Na tarde de ontem,  o juiz federal Nicolau Konkel Júnior, convocado para atuar no Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4), suspendeu a segunda liminar que impedia o fim das inscrições e a divulgação dos resultados do Sisu. Segundo Konkel Júnior, o “edital do Enem 2012 estabeleceu rigoroso procedimento de revisão das provas dissertativas elaboradas pelos participantes do Exame Nacional, compreendendo, inicialmente, avaliação por dois examinadores distintos e, num segundo momento, caso necessário, reavaliação por um terceiro expert”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário